Image

Secretaria de Inclusão e Acessibilidade

A Secretaria de Inclusão e Acessibilidade vai desenvolver projetos e promover ações afirmativas para pessoas neurodivergentes (TEA, dislexia, TDAH, Tourette, TOC) e pessoas com acessibilidade reduzida. A secretaria atuará ainda de forma intersetorial, discutindo os direitos dos idosos, das pessoas com deficiência, além de políticas públicas e estratégias de saúde mental.

Programa Cuidar de Todos

Vai requalificar o CAPs para garantir cuidados especializados e inclusivos para pessoas com necessidades especiais e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este programa oferecerá uma abordagem integrada e personalizada, com equipes multidisciplinares compostas por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores especializados, garantindo atendimento individualizado e de alta qualidade, além de diagnósticos.

Sinalização para PCDs

Instalar Semáforo Sonoro: mecanismo sonoro de orientação para deficientes visuais em todos os semáforos para pedestres; Placas em Braile: implantar placas em braile para identificar as ruas; Calçada com Piso Tátil: ampliar o número de calçadas com piso tátil.

Moradias Populares para PCDs

Fazer moradias adaptadas para pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade e inclusão.

Centro de Atendimento para os Transtornos de Aprendizado

Instalar salas de atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência e neuro divergentes (dislexia, TDAH, TEA, tourette e TOC). regulamentar a educação especial no município de belém, profissional de apoio escolar, etc.